A SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES, É UMA SEMANA DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO E DOENÇAS OCUPACIONAIS. A ALMATA QUÍMICA JÁ ESTÁ EM SUA 7ª EDIÇÃO, SEMPRE TRAZENDO NOVIDADES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NO TRABALHO E O USO DOS EPI’s.

Nos dias 14 até 18 de agosto, a Almata Química promoveu a 7ª SIPAT, que representa o período onde são realizadas atividades direcionadas a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O principal objetivo é promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. Esta é uma oportunidade também de reforçar o programa de treinamento já realizado, podendo realizar palestras dinâmicas, gincanas, sorteios e outras atividades que reforce este assunto.

Durante essa semana, houve palestras sobre diversos assuntos, para orientar os colaboradores a importância da Segurança no ambiente de trabalho. Para a realização das palestras, a Almata contou com convidados especiais que falaram um pouco sobre determinados assuntos.

Na segunda-feira, 14, a palestra foi sobre Ginástica Laboral, uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde. A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço específico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza. A Palestra foi ministrada pela convidada Fabiana.

Na terça-feira, 15, a palestra foi sobre Higiene Pessoal, voltado para cuidados com a barba. Foi ministrada pelo convidado Rômulo, que deu dicas para manter a barba protegida e saudável.

Na quarta-feira, 16, foi falado sobre Saúde e foi ministrada pela convidada Mariana. Ela falou sobre os riscos de doenças sexuais, riscos do tabaco e excesso de bebidas alcoólicas.

Na quinta-feira, 17, a palestra foi sobre Terapia e Doença Ocupacionais, que está definida no artigo 20, I da Lei n.8.213 de 24 de julho de 1991 como a enfermidade produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social. A palestra foi ministrada pela colaboradora Paola Ingrid.

Ao final de cada palestra, foram sorteados alguns brindes para os colaboradores. E como tradição da SIPAT, houve um concurso interno para a nova Frase de Segurança, onde os foi solicitado que os colaboradores fizessem uma frase sobre Segurança no Trabalho.

O grande vencedor foi escolhido e premiado na sexta-feira, 18, com um cheque no valor de R$ 500,00.

Confira as frases ganhadoras:

4º Lugar

“Usar EPI’s corretamente é uma escolha muito inteligente e assim, evita acidentes.”

– Alexsandro A. de Souza

3° LUGAR

“Tudo o que você desejar conquistar, com esforço e dedicação, você pode alcançar. Mas na hora de trabalhar, a segurança não pode faltar.”

– Ricardo R. Rocha

2° LUGAR

“O uso de EPI’s demonstra o quanto você é prudente. Sendo assim, o seu dia será produtivo e sem acidentes.”

– Alisson Woslei A. Lopes

1° LUGAR

“Trabalhar é a forma mais digna e honesta de prosperar. Não deixe uma falha te atrapalhar. EPI foi feito para usar!”

– Kalvim A. Guedes

Colaborador: Kalvim A. Guedes, vencedor da Frase SIPAT 2017

A Almata Química agradece a todos os convidados que ministraram as palestras e também, a todos os colaboradores que participaram da 7ª SIPAT 2017.

Confira as imagens da 7ª SIPAT abaixo:

COMPARTILHE: